50 anos do Estúdio Apolo 70 são celebrados em Setúbal

Entre fevereiro e abril, a Casa das Imagens Lauro António, em Setúbal, recebe uma seleção de filmes que estrearam no Estúdio Apolo 70.

O evento é organizado pela Câmara Municipal de Setúbal para celebrar os 50 anos da inauguração da sala de cinema Estúdio Apolo 70, exibindo cerca de 10 filmes que se estrearam em Portugal naquela sala, em sessões aos sábados, a partir das 16h00.

A sala de cinema tinha capacidade para 300 espetadores e era na Avenida Júlio Dinis, em Lisboa, no interior do centro comercial Apolo 70. Desde a sua inauguração, a 26 de maio de 1971, até meados de 1980, foi programado pelo cineasta e crítico Lauro António.

O evento em Setúbal abre a 12 de fevereiro com a presença de Lauro António e é apresentado “O Vale do Fugitivo” de Abraham Polonsky, o western escolhido para a inauguração da sala em Lisboa, marcada pela polémica por ser uma metáfora à guerra do Vietname.

“Ivan, O Terrível” de Serguei Eisenstein passa a 19 de fevereiro e “Jerry 8¾” de Jerry Lewis a 26 de fevereiro.

Entre março e abril vão ser exibidos outros cinco filmes que passaram pelo cartaz do Apolo 70 – “História Imortal” de Orson Welles, “A Grande Ilusão” de Jean Renoir, “A Promessa” de António de Macedo, e “Um Assassino pelas Costas” de Steven Spielberg que vão ser exibidos a 5, 12, 19 e 26 de março, respetivamente.

Este projeto encerra a 2 de abril com “American Graffiti: Nova Geração” de George Lucas, mas ainda reserva uma sessão dedicada ao público mais jovem, a 19 de fevereiro, às 10h00, é exibido “Os Contos de Beatrix Potter” de Reginald Mills.

A entrada nas sessões é gratuita, mas sujeita a limite máximo de participantes. Para assistir às obras, basta fazer reservas antecipadas por telefone, 969 754 116, ou por e-mail: casadasimagens@mun-setubal.pt

Além da programação cinematográfica, a Casa das Imagens Lauro António conta ainda com uma exposição até 2 de abril, “Sala-Estúdio Apolo 70”, com parte da coleção particular do próprio Lauro António – documentos, cartazes, fotografias, bilhetes de cinema.

Esta pode ser visitada de segunda a sexta-feira das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. Aos sábados das 14h00 às 18h00. A entrada é livre.

50º aniversário do Estúdio Apolo 70 é celebrado na Casa das Imagens Lauro António, em Setúbal

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *