Arrabidine: o licor mais bem guardado da Arrábida

Venha provar o mítico licor da Arrábida – o Arrabidine. A única empresa a produzir este licor “à antiga”, a Lima Fortuna, encontra-se na Quinta do Anjo.

A origem da fórmula do Arrabidine é incerta. Estima-se que terá sido criada na segunda metade do século XVI, anos após a inauguração do Convento de Nossa Senhora da Arrábida, em 1542. O Arrabidine – Segredo dos Monges da Arrábida, é um licor secular que possui um estágio mínimo de 3 a 5 anos. A colheita ainda hoje é feita à mão, na Serra da Arrábida.

Começou por ser produzido pelos monges franciscanos do Convento da Arrábida, em pleno Parque Natural, e sempre foi conhecido por ter uma receita secreta. Foi graças à persistência de Emídio Fortuna, natural da Quinta do Anjo, que o bálsamo secular ainda existe. O mais velho de nove irmãos largou a escola para trabalhar numa adega da região, aos 12 anos. Era preciso ajudar a família e Emídio não descansou enquanto não subiu de posto. Passou para os escritórios e acabou responsável pela produção dos lotes de vinho, aguardentes, abafados e moscatéis. Em 1950, comprou a fórmula do Arrabidine, que estava na Quinta da Torre da Marinha em Paio Pires, no Seixal, nas mãos da família que recebeu o farmacêutico do Convento da Arrábida, quando D. Pedro IV expulsou as ordens religiosas do País, em 1834. O licor tem sido produzido pela família Lima Fortuna, há mais de 70 anos. 

A Casa do Arrabidine fica num antigo lagar de azeite que foi recuperado em 2012 pela Lima Fortuna. Um dos sabores mais bem guardados da serra está disponível para degustação na quinta da empresa que possibilita, ainda, visitas à adega. Também existe uma loja que, além de vender os produtos da quinta, é uma plataforma de produtos gastronómicos artesanais da Quinta do Anjo.

As visitas à adega e à quinta são de segunda a domingo, das 10h às 12h30 e das 14h às 17h30

A colheita é feita à mão e a fórmula do licor é secular

Comentário

  1. Sou a Antonia Brito, gostei muito do seu artigo tem muito
    conteúdo de valor, parabéns nota 10.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *