Hugo Gonçalves nas conversas literárias de Palmela

A iniciativa “365 Dias de Romance: Conversas Literárias” recebe Hugo Gonçalves, autor de “Deus, Pátria e Família”, um livro que leva os leitores a uma versão alternativa do país do Estado Novo. Será hoje, 25 de setembro, às 16h, na Biblioteca Municipal de Palmela.

A Câmara Municipal de Palmela, a Casa Ermelinda Freitas e a Livraria Culsete juntaram-se para organizar mais uma conversa sobre obras literárias. Desta vez, o convidado é Hugo Gonçalves. A conversa girará em torno do seu último livro, um mistério policial entrelaçado numa saga familiar, que começa por descrever o enigmático caso da mulher encontrada morta no santuário do Cabo Espichel. Envolta num manto branco e com um rosário entre os dedos, é confundida com uma aparição de Nossa Senhora.

Luís Paixão Leal, investigador da Polícia de Investigação Criminal, ex-pugilista de memória prodigiosa, com um olho de vidro e um passado misterioso em Nova Iorque, não tem mãos a medir para as várias raparigas que, entretanto, vão aparecendo mortas. Vive numa Lisboa dos anos 1940 em sobressalto com a morte de Salazar e com a vaga de refugiados da II Guerra Mundial. Apaixonado por uma judia, divide-se entre os mistérios das mortes que lhe chegam à esquadra do Tourel e a preocupação com os tanques nazis que avançam pela Europa.

Portugal abandonara a neutralidade depois da morte de Oliveira Salazar e alinhara-se com as forças do Eixo. Nas ruas da capital, começa o cerco aos refugiados judeus e ecoam as tenebrosas memórias das perseguições da Inquisição.

“Deus, Pátria e Família” é o último romance do autor finalista dos Prémios PEN Clube e Fernando Namora. Antes, escreveu “Filho da Mãe”, foi coautor das séries da RTP “País Irmão” e “Até Que a Vida Nos Separe”, foi jornalista e trabalhou como editor literário no Rio de Janeiro. Mantém o podcast “Sem Barbas Na Língua”, em parceria com Guilherme Duarte.

Hugo Gonçalves estará hoje, 25 de setembro, pelas 16h, na Biblioteca Municipal de Palmela

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *