Teatro O Bando regressa aos convívios comunitários

Bando de Afinidades é o nome da iniciativa que, todos os primeiros fins-de-semana de cada mês, junta almoço e espetáculos abertos à comunidade. Está de volta a 2 de Outubro com a peça “Os Guardas do Museu de Bagdad”, na quinta-teatro do Vale dos Barris, em Palmela.

O almoço abre a promessa de uma tarde bem passada, só de se ler o menu: creme de couve-flor, carne de porco à Alentejana e leite-creme divinal da Lúcia. A seguir, serve-se um debate sobre Teatro e Singularismo, o terceiro manifesto de O Bando. Para acompanhar, conta-se com a presença especial do grupo que apresentará o espetáculo da tarde e do dia seguinte, ambas as sessões às 17h.


“Os Guardas do Museu de Bagdad” é o primeiro espetáculo a ser apresentado no Bando De Afinidades. É uma criação da Nicho Associação Cultural, de Viseu, com encenação de Graeme Pulleyn. A peça estreou há 17 anos, foi escrita por José Peixoto e retrata o saque ao Museu Nacional de Bagdad, em 2003.


Durante a apresentação de cerca de duas horas, o público é convidado a embarcar numa viagem a um museu imaginário, que evoca as sombras e os fantasmas das últimas horas, antes de os saqueadores entrarem pelas portas do museu. Em 2021, os fragmentos do texto original de José Peixoto são alternados com cenas novas, criadas pelo elenco, composto principalmente por jovens atores. O público, dividido em pequenos grupos conduzidos por guias, deslocar-se-á entre espaços, ora respirando a tensão do museu, ora assistindo a “cenas satélites” que refletem os terríveis acontecimentos da altura. Cada espaço, cada personagem, é um olhar diferente sobre os temas e o contexto de “Os Guardas do Museu de Bagdad”. No fim, o público volta a juntar-se para testemunhar os últimos momentos antes do saque ao museu.

A lotação do almoço e da peça de teatro está limitada a 40 pessoas e a reserva é obrigatória. Pode marcar através do email bilheteira@obando.pt ou do número 910306101, entre as 10h e as 18h.

O primeiro Bando de Afinidades terá lugar já este fim-de-semana, 2 e 3 de outubro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *