Praia da Figueirinha, em Setúbal, candidata a Bandeira Azul 2022

A Câmara Municipal de Setúbal vai apresentar a candidatura da Praia da Figueirinha ao galardão de Bandeira Azul pelo décimo quarto ano consecutivo.

A Bandeira Azul é uma distinção de qualidade ambiental atribuída anualmente às praias e portos de recreio que se candidatem e cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental e de segurança e conforto dos utentes.

Em 2022, a campanha mantém o tema do ano passado, “Recuperação de Ecossistemas”, onde são considerados para efeitos de candidatura um total de 32 critérios, 28 dos quais de cumprimento obrigatório.

A classificação das praias é feita através da avaliação de um conjunto de fatores abrangidos por quatro grupos distintos, designadamente “Informação e Educação Ambiental”, “Qualidade da Água”, “Gestão Ambiental e Equipamentos” e “Segurança e Serviços”.

De acordo com a deliberação camarária, o município de Setúbal, “ciente do seu papel impulsionador no desenvolvimento do potencial turístico e na promoção da qualidade ambiental”, considera “estarem reunidas, novamente, as condições mínimas para a apresentação da candidatura” da Praia da Figueirinha à atribuição do galardão Bandeira Azul.

A autarquia aprovou, em reunião pública, a atribuição de um apoio financeiro de 400 euros à Associação Bandeira Azul da Europa para que a candidatura da Praia da Figueirinha seja devidamente avaliada pelas entidades competentes para efeitos de atribuição do galardão.

A Campanha da Bandeira Azul da Europa, organizada pela Fundação para a Educação Ambiental, com o apoio da Comissão Europeia, começou a ser desenvolvida em 1987 com o objetivo de consciencializar a sociedade para a necessidade de proteção do ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações conducentes à resolução dos problemas existentes.

Praia da Figueirinha é candidata a Bandeira Azul 2022

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *